Bocalom assina Decreto de Emergência em Saúde devido ao aumento de dengue em Rio Branco

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

 

Na tarde desta quinta-feira, 23, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), oficializou a assinatura do Decreto de Emergência em Saúde Pública em decorrência do crescimento expressivo dos casos de arboviroses na capital acreana. A medida, com duração inicial de 90 dias, será publicada na edição da próxima segunda-feira, 27, do Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com o prefeito, a decisão foi tomada com base em dados técnicos apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde. “Diante dessas informações, estamos decretando a situação de emergência em saúde pública para enfrentar as síndromes febris provocadas pelas arboviroses. Com essa medida, poderemos intensificar os esforços e aumentar a capacidade de resposta do município”, afirmou Bocalom.

O secretário de Saúde, Renan Biths, informou que, desde o início de 2025, foram registradas 800 notificações de casos de dengue, com um aumento expressivo nas últimas semanas. “Apesar das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, como mutirões de limpeza, o número de notificações tem subido de maneira preocupante. Somente na última semana, foram mais de 400 registros. O decreto possibilitará uma resposta mais ágil e eficaz às necessidades da população. Caso necessário, a vigência do decreto poderá ser prorrogada por mais 90 dias”, explicou Biths.

Outro dado preocupante apresentado pelo secretário é o índice de infestação predial, que chegou a 10,3%. Isso significa que, em média, uma em cada dez residências visitadas apresenta condições favoráveis para a reprodução do mosquito. “Quando o índice ultrapassa 3,2%, o risco de epidemia se torna elevado. Intensificamos as ações desde dezembro, mas os números recentes reforçam a necessidade de ampliar as medidas preventivas e de resposta”, ressaltou.

A prefeitura enfatiza que o decreto visa otimizar os recursos e fortalecer as ações de controle e combate às arboviroses, protegendo a saúde pública da capital.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp