Dois novos nomes foram oficializados para ocupar cargos estratégicos na administração municipal de Rio Branco. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado do Acre na sexta-feira, 3, por meio de decretos assinados pelo prefeito Tião Bocalom, com efeitos retroativos ao dia 1º de janeiro de 2025.
No primeiro decreto, Valtim José da Silva foi nomeado para exercer o cargo de secretário municipal da Casa Civil. Além de liderar uma das pastas mais importantes da administração, ele terá amplas responsabilidades administrativas e financeiras. Entre suas funções estão a autorização de despesas, pagamentos e empenhos relacionados aos programas e atividades da Casa Civil, do Gabinete do Prefeito, das secretarias especiais, do Gabinete Militar, da Controladoria Geral e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. O decreto também concede a ele poderes para firmar e executar contratos, convênios e termos de cooperação, sempre no âmbito das ações pertinentes à secretaria.
Já no outro decreto, Jorge Eduardo Bezerra de Souza Sobrinho foi nomeado como secretário especial de Assuntos Jurídicos e Atos Oficiais (SEJUR). O cargo é responsável pela gestão jurídica e pelos atos oficiais da administração municipal, garantindo que todas as ações estejam em conformidade com as normas legais.
Os decretos foram elaborados com base no artigo 58, incisos V e VII, da Lei Orgânica do Município de Rio Branco, que estabelece as atribuições do prefeito para nomear e delegar competências aos gestores municipais.