Agricultor grava incêndio sem saber que o pai dormia no local; idoso morreu carbonizado

Manoel Piedade Fragoso, de 70 anos, morreu carbonizado dentro de uma casa abandonada no início da manhã desta quinta-feira (16), no Ramal do Pelé, zona rural de Acrelândia, no interior do Acre. O imóvel pertencia a um dos filhos da vítima e era usado ocasionalmente por Manoel, que costumava dormir ali após consumir bebida alcoólica.

O incêndio foi registrado em vídeo por um dos filhos do idoso, Elizeu Piedade, que, sem saber que o pai estava na casa, afirmou durante a gravação que ninguém estava no local. “Deus me livre. Não, tem ninguém aí dentro não”, diz ele no vídeo.

Segundo Elizeu, Manoel saiu de casa na noite de quarta-feira (15) para beber e decidiu dormir no imóvel desocupado, que ficava em frente à sua residência. Pela manhã, ele percebeu as chamas e gravou o incêndio, mas só depois encontrou o corpo do pai dentro da casa.

“Levantei assustado e achei que ele já tinha voltado para casa. Infelizmente, foi uma fatalidade”, lamentou Elizeu. Manoel deixa 16 filhos, que moram em diferentes regiões.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas as chamas já haviam consumido completamente o imóvel e nenhum objeto pôde ser recuperado.

Investigação em andamento

O delegado Dione Lucas informou que uma equipe realizou a perícia no local e que, inicialmente, tudo aponta para um incêndio acidental. “A casa não tinha energia elétrica, então possivelmente algo incendiou o local. Porém, apenas o laudo da perícia e do IML poderá confirmar as causas”, afirmou.

Manoel, que era conhecido por fumar com frequência, estava sozinho no imóvel, que continha materiais inflamáveis como colchões e tecidos, o que pode ter contribuído para a propagação rápida das chamas.

A investigação segue para esclarecer os detalhes do incidente.