A Defesa Civil de Rio Branco informou que o volume de chuvas registrado em outubro, novembro e dezembro de 2024 já ultrapassou os índices do mesmo período de 2023. Até a manhã desta segunda-feira, 23, foram registrados 690 milímetros de chuva, representando um aumento de 32% em relação aos 520 milímetros contabilizados no ano passado.
De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, dezembro apresentou cerca de 200 milímetros de precipitação até o momento. Ele atribui o fenômeno ao La Niña, que intensifica chuvas em algumas regiões, como o Norte do Brasil, enquanto provoca secas em outras, como o Sul.
“O volume de chuvas já superou o do ano passado antes mesmo de o ano terminar. Isso tem causado variações no nível do Rio Acre, que oscila diariamente”, destacou Falcão.
Na manhã desta segunda-feira, o Rio Acre marcava 7,32 metros, após registrar 7,94 metros no último sábado, 21. Segundo Falcão, essas oscilações ocorrem devido às condições climáticas locais e aos níveis de afluentes, como o Riozinho do Rôla, que atualmente está acima de 8 metros.
“Essas variações têm equilibrado o nível do rio, evitando alagamentos mais graves no momento. No entanto, com a intensificação das chuvas, as oscilações tendem a ser cada vez maiores, o que aumenta o risco de inundações”, alertou o coordenador.