A 17ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Rio Branco foi marcada por festa, manifestações contra a homofobia e uma expressiva participação popular. O evento, realizado no domingo, 1º, reuniu cerca de 7 mil pessoas, segundo a organização, e encerrou com um tradicional show na Concha Acústica do Parque da Maternidade.
A concentração começou no Skate Parque, de onde os participantes seguiram em um desfile festivo e reivindicatório. Apesar do clima de celebração, o evento foi permeado por debates relacionados ao Projeto de Lei aprovado recentemente pela Câmara de Vereadores, que busca proibir a presença de crianças na Parada. O PL, amplamente criticado por ativistas e juristas por sua possível inconstitucionalidade, aguarda sanção ou veto do prefeito Tião Bocalom.
No entanto, o encerramento foi marcado por uma confusão isolada. Imagens registraram uma briga envolvendo alguns participantes, incluindo o momento em que um jovem agride uma mulher, que chega a cair no chão após ser atingida por socos. Apesar do incidente, não houve outros registros negativos durante o evento.