Emerson Barbosa Teixeira, de 49 anos, principal suspeito de assassinar o diarista José Ferreira de Oliveira, de 58 anos, foi morto após ser linchado por populares na Vila Baixa Verde, zona rural de Senador Guiomard, na noite deste domingo, 22.
Segundo informações preliminares, Emerson, irmão de um coronel da Polícia Militar do Acre, teria matado José Ferreira a pauladas após uma discussão motivada pelo consumo de bebidas alcoólicas. O crime, ocorrido na noite de sábado, 21, chocou os moradores da região.
Após o homicídio, Emerson fugiu e foi avistado no bairro 6 de Agosto, em Rio Branco, mas conseguiu escapar antes da chegada da Polícia Militar. No entanto, ele retornou ao local do crime na noite de domingo, onde foi abordado por moradores revoltados e agredido até a morte.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a prestar os primeiros socorros, e Emerson foi levado ao hospital de Senador Guiomard, mas não resistiu aos ferimentos causados pelas agressões.
O Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) realizou os procedimentos periciais, e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Rio Branco para exames.
A Polícia Civil de Senador Guiomard investiga o linchamento para identificar os responsáveis pelas agressões. As autoridades reforçaram que a justiça deve ser feita dentro dos parâmetros legais, condenando qualquer tipo de ação violenta fora do sistema judicial.