sábado, 10 maio 2025

Semana começa com calor e chuvas intensas no Acre e região Norte

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

Informações divulgadas pelo pesquisador meteorológico Davi Friale, no site ‘O Tempo Aqui’, apontam que a segunda-feira (9) promete ser de tempo abafado e instável em todo o Acre e outras áreas da região Norte. A segunda-feira (9) promete ser de tempo abafado e instável em todo o Acre e outras áreas da região Norte.

Condições climáticas no Acre

No leste e sul do estado, que abrange as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será marcado por calor, com sol, nuvens e chuvas que podem ser intensas. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 60% durante a tarde, atingindo máximos de 90% a 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos serão fracos a calmos, com rajadas moderadas vindas do norte, com variações de noroeste e nordeste.

Nas microrregiões do centro e oeste, como Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a situação será semelhante, com temperaturas elevadas e pancadas de chuva isoladas. A umidade mínima é estimada entre 55% e 65% durante a tarde, alcançando valores máximos entre 90% e 100% no início do dia. Os ventos mantêm o mesmo padrão, soprando de forma moderada e variando entre noroeste e nordeste.

Temperaturas previstas

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22ºC e 24ºC; máximas entre 30ºC e 32ºC.
  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22ºC e 24ºC; máximas entre 31ºC e 33ºC.
  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22ºC e 24ºC; máximas entre 30ºC e 32ºC.
  • Sena Madureira e Manuel Urbano: mínimas entre 23ºC e 25ºC; máximas entre 30ºC e 32ºC.
  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 23ºC e 25ºC; máximas entre 31ºC e 33ºC.
  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 23ºC e 25ºC; máximas entre 30ºC e 32ºC.
  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 23ºC e 25ºC; máximas entre 30ºC e 32ºC.

Alerta de chuvas intensas

A previsão aponta para chuvas significativas em diversos municípios do Acre e estados vizinhos. Os moradores são orientados a permanecer atentos às condições climáticas e evitar áreas de alagamento.

Publicidade