Rio Branco ocupa 25ª posição em dinamismo econômico e inovação entre capitais brasileiras

Dados divulgados nesta segunda-feira, 23, pelo Centro de Liderança Pública (CLP), colocam Rio Branco, capital do Acre, na 25ª posição no ranking de dinamismo econômico e grau de inovação entre as capitais do Brasil. O levantamento avaliou a capacidade das economias municipais de promover crescimento sustentável e se adaptar a desafios.

No pilar de inovação, foram analisados indicadores como o financiamento à pesquisa e desenvolvimento científico e a criação de empregos em empresas inovadoras, especialmente no setor criativo. Estudos apontam a inovação como essencial para o crescimento econômico de longo prazo, aumentando a produtividade e oferecendo novos produtos e serviços sem elevação proporcional dos custos de produção.

O dinamismo econômico de Rio Branco foi medido por fatores como renda do trabalho, um indicador indireto de produtividade, acesso ao crédito, tamanho e complexidade da economia municipal. Esses aspectos favorecem o investimento privado, ampliam o mercado consumidor, incentivam o empreendedorismo e estimulam o surgimento de novas empresas.

A avaliação também destacou a estrutura produtiva da capital acreana, considerando sua capacidade de gerar bens de alto valor agregado e sua flexibilidade para responder a choques externos. O resultado reflete o potencial de Rio Branco para crescer de forma adaptativa e sustentável.