Na tarde desta quinta-feira, 26, o nível do rio Acre no município de Brasiléia, no Alto Acre, atingiu 9,92 metros, ultrapassando em 12 centímetros a cota de alerta, estabelecida em 9,80 metros. A medição foi realizada na régua localizada na ponte José Augusto, que conecta os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia.
A elevação foi causada pelas fortes chuvas que atingiram a região no último fim de semana, especialmente em Assis Brasil, onde o volume de precipitação alcançou 94 mm. Isso provocou uma rápida subida no nível do rio, que, no entanto, já apresenta sinais de vazante. Em Assis Brasil, o nível do rio estava em 5,89 metros às 18h desta quinta-feira e deve continuar diminuindo até sexta-feira, 27.
Com a descida do fluxo de água em direção a Rio Branco, a Defesa Civil segue monitorando a situação. Apesar disso, o risco de transbordamento na capital é descartado, principalmente devido à redução das chuvas na região, que registraram apenas 12 mm nas últimas 24 horas.
A previsão é de que o nível do rio em Brasiléia continue baixando ao longo da madrugada, com queda mais expressiva até a tarde de sexta-feira. Já em Rio Branco, espera-se uma elevação no nível do rio durante o fim de semana, mas dentro de limites considerados seguros, segundo especialistas.
Com informações do O Alto Acre