O Rio Acre continua subindo em Rio Branco, alcançando a cota de 11,59 metros na primeira medição deste domingo, 29. Em 24 horas, o nível do rio subiu 44 centímetros, mantendo a preocupação das autoridades e da população.
Apesar disso, a Defesa Civil prevê que a elevação deve ser temporária. De acordo com Cláudio Falcão, coordenador do órgão, a tendência é de estabilidade e recuo ainda ao longo do dia.
“Estamos tendo uma trégua nas chuvas, e toda a bacia está apresentando vazante. A elevação registrada está relacionada ao Riozinho do Rola, que ainda está subindo. Acredito que o Rio Acre chegue a 12 metros, mas depois deve estabilizar e começar a baixar”, explicou Falcão.
Ele destacou que essas oscilações são características do período de chuvas na região. “O rio sobe, depois retrai, mas, com o avanço das chuvas, a tendência é que esses recuos sejam menores. No momento, no entanto, esperamos uma estabilização seguida de vazante.”
As equipes da Defesa Civil seguem monitorando o manancial e orientam a população das áreas ribeirinhas a manter a atenção redobrada.