Para garantir a segurança durante as festividades de Réveillon em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), estruturou uma ampla operação de segurança que inclui bloqueios, detectores de metal, revistas e monitoramento por câmeras de reconhecimento facial.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, destacou o compromisso das forças de segurança em assegurar um ambiente tranquilo para os acreanos. “Com as medidas adotadas, queremos proporcionar uma celebração segura e pacífica para todos”, afirmou.
O monitoramento será centralizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que opera com mais de 500 câmeras estrategicamente distribuídas pelo estado, incluindo 17 no entorno da Arena da Floresta, em Rio Branco, onde ocorrerá o Réveillon da Família. Atahaulpa Ribera, diretor operacional da Sejusp, ressaltou que a segurança é prioridade absoluta: “Com o suporte da segurança privada e das forças públicas, estamos preparados para enfrentar qualquer eventualidade e proteger os participantes”.
A operação contará com o apoio de drones e helicópteros do Centro de Operações Aéreas (Ciopaer), que realizarão sobrevoos durante o dia e a noite. Além disso, a Polícia Militar intensificará as rondas como parte da Operação Papai Noel.
Em Rio Branco, o Réveillon da Família deve atrair entre 15 e 20 mil pessoas, com a participação de 200 operadores de segurança na capital e um total de 400 em todo o estado. A Polícia Civil também reforçará o policiamento com agentes em atuação e delegacias em funcionamento durante todo o evento.
Itens como objetos cortantes, garrafas de vidro, geleiras, cadeiras de praia e capacetes serão proibidos. Menores de idade só poderão participar do evento acompanhados por responsáveis.