Projeto Giro Cultural leva tradições juninas a mais de 500 alunos em Rio Branco

O Projeto Giro Cultural – Tradições Juninas nas Escolas encantou crianças e jovens em Rio Branco, promovendo um mergulho na cultura junina do Acre. Nas apresentações realizadas nas escolas municipais Sebastião Pedrosa, Ana Turam e Roberto Sanches Mubarac, mais de 500 alunos da rede municipal foram alcançados.

Com quadrilhas estilizadas, música, dança e teatro, o projeto tem como objetivo não apenas entreter, mas também fomentar a formação cultural das novas gerações. A ação é realizada pelo produtor cultural Carlos Eduardo, com o apoio do Instituto Social, Cultural e Esportivo Malucos na Roça e financiamento da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil. A iniciativa integra a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e é viabilizada pelo Ministério da Cultura (MinC).

Anderson Schneider, participa do Movimento Junino há 18 anos, e, atualmente, é o noivo da Junina Malucos na Roça. Ele destaca a importância do Movimento Junino e do projeto em sua vida.

“Falar sobre o Movimento Junino é muito especial para mim, porque foi nele que encontrei várias facetas do movimento cultural que já fazia. Nele pude unir teatro, dança e outras artes em uma só esfera. Ele me trouxe responsabilidade e me ensinou o certo e o errado. Participar do Projeto Giro Cultural é uma honra. É uma oportunidade de fomentar a cultura, ajudar as escolas a criarem seus grupos de quadrilha e inspirar estudantes a se envolverem com as juninas do município”.

As apresentações nas escolas foram marcadas por dinamismo, inclusão e acessibilidade, com intérpretes de Libras para atender todo o público. Além de encantarem os alunos, os espetáculos incentivaram reflexões sobre empatia, respeito e a valorização da diversidade cultural.

“O Giro Cultural é uma ponte entre as tradições do passado e as novas gerações. Nosso objetivo é garantir que essas raízes culturais sejam preservadas e continuem inspirando”, disse Carlos Eduardo.

O produtor cultural frisa ainda que o Projeto Giro Cultural reafirma a força das tradições juninas e sua capacidade de transformar vidas, aproximar comunidades e construir uma identidade cultural cada vez mais rica e diversa.