Prefeitura de Rio Branco transforma vidas com alfabetização no Centro do Idoso

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Um projeto promovido pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), tem transformado a vida de idosos que frequentam o Centro do Idoso.

O curso de alfabetização já mudou a realidade de 15 idosos que superaram o analfabetismo. Pela primeira vez, muitos deles conquistaram a capacidade de ler e escrever seus próprios nomes.

O pedagogo Wellington, funcionário do Centro do Idoso, adotou a ideia, se tornando o professor responsável pelo curso. Ele relembra os desafios enfrentados no início das aulas.

“No início foi bastante complexo. A maioria, cerca de 98% dos idosos, não era alfabetizada. Eles precisavam assinar uma lista de presença diária aqui na unidade, mas não sabiam sequer escrever o próprio nome. Foi aí que surgiu a ideia de retomar as aulas de alfabetização, com apoio da gestão do prefeito Bocalom e da nossa equipe do Centro do Idoso, explicou.

Segundo Wellington, o projeto começou com quase 40 alunos, mas a adesão oscilou ao longo do tempo, devido às características específicas do público idoso.

“É um público muito especial, que gosta da sua rotina e tem as próprias preferências. Foi preciso ter jogo de cintura para mantê-los nas aulas, mas, com força de vontade e determinação, conseguimos formar 15 alunos, reflexo da força de vontade e da capacidade de superação dos próprios idosos. Todos agora conseguem escrever o nome completo e ler algumas palavras”, comemora o professor.

Francisco Vieira, um dos alunos, compartilhou seu momento com simplicidade: “Sempre imaginei que ia conseguir. Hoje, me sinto mais feliz., que refletindo a emoção de muitos que, com humildade, conquistaram o diploma.

A ação contou com o suporte direto da gestão da SASDH, comandada pelo secretário Wellington Chaves, que ressaltou a importância da iniciativa para a inclusão social dos idosos.

“O processo de alfabetização vai muito além de aprender a ler e escrever. É sobre proporcionar autonomia, resgatar a autoestima e criar novas oportunidades para os nossos idosos. Essa conquista só foi possível graças à dedicação da equipe do Centro do Idoso e ao compromisso da gestão municipal com políticas públicas que valorizem a terceira idade”, destacou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp