Na madrugada do último dia 23 de dezembro, policiais penais agiram rapidamente e impediram a fuga de três detentos na Unidade Penitenciária Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco. Os presos haviam cerrado o portão frontal do pavilhão H e tentaram escalar a muralha utilizando uma escada improvisada feita com panos. A tentativa foi detectada por volta das 3h45.
A ação foi confirmada por Eden Alves Azevedo, presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Acre (Sindpol). Segundo ele, o trabalho atento e coordenado das equipes de plantão evitou que os detentos escapassem, demonstrando profissionalismo e eficiência.
O Sindpol destacou, em nota oficial, o desempenho das Equipes Bravo e Delta, responsáveis pelo monitoramento da Unidade de Regime Fechado 01 (Chapão). “A atuação exemplar desses servidores evidencia sua competência técnica e vigilância incansável. Desde que a muralha passou a ser integralmente monitorada por policiais penais, em 2019, várias tentativas de fuga foram frustradas no Chapão. Aos integrantes das Equipes Bravo e Delta, nossa mais profunda gratidão e respeito. Vocês são exemplos de bravura, ética e compromisso com a segurança pública do Acre”, declarou o sindicato.