Com o objetivo de combater o tráfico de drogas, a Polícia Federal realizou nesta quarta-feira, 18, a Operação Tapirus, em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e o Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron). A ação resultou no cumprimento de 27 mandados judiciais, sendo 15 de busca e apreensão e 12 de prisão preventiva, em endereços localizados nas cidades de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rio Branco e Rodrigues Alves.
As investigações começaram em abril deste ano, após a apreensão de 20 munições calibre 5.56mm, 77 quilos de cloridrato de cocaína e 6 quilos de skunk. Durante a abordagem, um suspeito foi preso em posse do material ilícito. A partir desse caso, a polícia identificou uma rede de indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas na região de Cruzeiro do Sul e municípios vizinhos.
Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Cruzeiro do Sul para os procedimentos legais. Segundo a Assessoria de Comunicação Social da Polícia Federal no Acre, os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, conforme a participação de cada um nos atos ilícitos.
A operação reforça o compromisso das forças de segurança em desarticular organizações criminosas e reduzir os índices de tráfico de entorpecentes no estado.