O piloto Wesley Lopes e um copiloto de um avião monomotor foram presos suspeitos de transportarem mais de 400 quilos de cocaína dentro da aeronave, após o pouso no aeroporto de Penápolis, interior de São Paulo. O caso ocorreu no começo da tarde desta segunda-feira (16).
Wesley Lopes teve o nome incluído na lista da Organização Internacional e Polícia Criminal (Interpol) e foi preso na cidade de Prado, no sul da Bahia, em 31 de agosto de 2019, conforme informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgadas à época. Ele ficou preso por quatro anos. Depois, também se envolveu em um acidente aéreo no Acre, onde a aeronave caiu dentro do Rio Tarauacá.
Segundo a Polícia Militar, ao realizar o pouso, o piloto foi abordado pela equipe do helicóptero Águia, que auxiliou na operação até a chegada das equipes da Polícia Rodoviária e Polícia Federal.
Durante a abordagem, o piloto foi questionado e confirmou que transportava a droga. A aeronave é proveniente de Aquidauana (MS) e foi apreendida. A droga pesada totalizou 435,86 quilos.
Conforme apurado pelo g1, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) do avião está dentro da data de validade, em situação normal com os registros e com autorização para voo noturno.
Ainda conforme a PM, o copiloto possui passagens por tráfico de drogas e antecedentes por pensão alimentícia. A ocorrência foi apresentada na Polícia Federal de Araçatuba (SP).
Informações G1/SP