Na manhã desta quarta-feira, 11, a Polícia Federal (PF) realizou a Operação Niebla na cidade de Epitaciolândia, no Acre, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no contrabando de cigarros da Bolívia para o Brasil.
As investigações tiveram início em janeiro de 2023, após a prisão em flagrante de um dos membros do grupo, e revelaram um esquema bem estruturado de transporte de mercadorias ilegais ao longo da BR-317. O trajeto incluía as cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e Rio Branco, sendo protegido por “olheiros” e “batedores” que monitoravam a rodovia para garantir a passagem segura das cargas.
Dois indivíduos foram identificados como líderes da organização criminosa. Um deles, além de ser responsável pela coordenação logística das operações, gerenciava um estabelecimento comercial onde os cigarros contrabandeados eram comercializados.
A operação marca mais um esforço da Polícia Federal no combate ao crime organizado e ao contrabando na região de fronteira.