segunda-feira, 21 abril 2025

Mensalidade de escolas privadas deve subir até 10% no próximo ano

Redação Folha do Acre

Os estabelecimentos da rede privada de ensino devem reajustar em 10% as mensalidades do próximo ano. Uma pesquisa de tendência de mercado apontou a necessidade de correção destes valores praticados, com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) dos últimos 12 meses.

A previsão que as escolas conveniadas a variação devem ficar entre 5% a 10%, sempre levando em conta a planilha de custo com os investimentos feitos na melhoria da escola e o reajuste salarial dos professores e funcionários. Os estabelecimentos particulares como o Colégio Sigma, o Colégio Lato Sensu, Centro Educacional e Cultura – Meta, o Colégio Anglo,o Instituto Águias do Saber (606), Instituto Santa Teresinha (em Cruzeiro do Sul), Colégio Alternativo, Associação Modelar de Ensino – AME (598) e Escola Marília Santana do SESI devem anunciar nos próximos dias o valor da mensalidade de 2025.

“Conseguimos congelar o preço do material didático, o que nos permitirá manter o preço das mensalidades sem reajustes”, informou o diretor do Colégio Meta, Toni de Lucas.

A base de cálculo do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Acre (SINEPE/AC) do índice do IPCA + variações de custos locais, como logística nos materiais didáticos, custos com manutenção e segurança do estabelecimento de ensino. Com base nestes indicadores, a média de reajuste nos estabelecimentos privados pode chegar aos 10% na mensalidade do próximo ano.

Toni de Lucas esclareceu que cada escola que autonomia para estipular o seu reajuste com base nos seus custos operacionais para não ficar no vermelho. A rede privada de ensino tem quase 15 mil alunos matriculados nos estabelecimentos existentes nos oito municípios acreanos.

O município de Rio Branco desponta com o maior número de matrículas, pois chega em torno de 13.126 alunos, seguido de Cruzeiro do Sul, com 1.360 alunos na rede privada. Nos demais municípios estavam assim distribuídos: Senador Guiomard (148 alunos), Mâncio Lima (62 alunos), Plácido de Castro (50 alunos) Brasileia (39 alunos) e Xapuri (37 alunos).

Informações A Tribuna

Publicidade