Liminar determina retirada de “Million Years Ago” das plataformas digitais por suposta violação de direitos autorais da música “Mulheres”.
A cantora britânica Adele deverá retirar a música “Million Years Ago” de todas as plataformas digitais no Brasil e no exterior por suposto plágio do clássico “Mulheres”, cantada por Martinho da Vila.
A liminar é do juiz de Direito Victor Agustin Jaccoud Diz Torres, da 6ª vara Empresarial do Rio de Janeiro/RJ, que atendeu ao pedido do autor da música, Toninho Geraes.
O compositor ajuizou ação contra Adele, a Sony e a Universal Music, bem como a XL Recordings (antiga gravadora da artista) e o produtor musical americano Greg Kurstin, que assina os versos da canção vetada junto com a cantora.
Segundo o compositor, a semelhança entre as canções caracteriza uma violação dos direitos autorais.
Em caráter liminar, o juiz afirmou que a suspensão da música é necessária para evitar danos ao autor enquanto o processo ainda está em andamento.
O magistrado destacou que o uso da obra, sem autorização, constitui uma potencial violação de direitos autorais, e qualquer descumprimento da ordem judicial estará sujeito a uma multa de R$ 50 mil por ato de infração.
Por Portal Migalhas