O deputado estadual Emerson Jarude (NOVO) denunciou nesta segunda-feira, 2, graves irregularidades no concurso público da Educação realizado no último domingo, 1º, no Acre. O certame, promovido pelo Instituto Nosso Rumo, enfrentou uma série de problemas que geraram indignação entre os cerca de 46 mil inscritos, incluindo falta de cadeiras para candidatos, vazamento de provas, ‘cola coletiva’ e pessoas utilizando celulares dentro das salas de aplicação.
“É a verdadeira receita do caos. Muito mais de R$ 3 milhões nas mãos de uma empresa que claramente não estava preparada para realizar um dos maiores concursos da história do Acre”, criticou Jarude, que defendeu a substituição da banca organizadora para garantir a lisura do processo seletivo, que ofereceu 3 mil vagas para a área de educação.
O parlamentar destacou o histórico controverso do Instituto Nosso Rumo, envolvido em problemas graves em outros estados. Em julho deste ano, o Instituto Federal de Rondônia precisou cancelar seu concurso devido a falhas técnicas na impressão dos cadernos de provas objetivas, erro atribuído à mesma banca. Situação semelhante ocorreu em Porto Ferreira, São Paulo, onde o concurso foi anulado por falhas na impressão das folhas de gabarito.
Outro exemplo ocorreu em Alagoinhas, Bahia, onde denúncias incluíram atrasos no início das provas, salas insuficientes para comportar os candidatos, falta de recolhimento de celulares e ausência de detectores de metal nos banheiros.
“É inadmissível que a Secretaria de Educação tenha ignorado o histórico de problemas da banca organizadora, resultando no prejuízo emocional de tantos acreanos que se dedicaram intensamente para alcançar o sonho da estabilidade profissional”, enfatizou Jarude.
O parlamentar cobra medidas imediatas para apurar as irregularidades e garantir a transparência do certame, reforçando a necessidade de respeito aos milhares de candidatos que participaram do processo. Além disso, Jarude decidiu colher assinaturas em um abaixo assinado disponibilizado no site: emersonjarude.com, visando solicitar a troca imediata da banca e a realização de novas avaliações.