Defesa Civil de Rio Branco inicia preparativos para possível enchente do Rio Acre em 2025

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A Defesa Civil de Rio Branco já começou a se preparar para uma possível enchente do Rio Acre no próximo ano. A medida busca evitar os danos enfrentados em 2024, quando o manancial alcançou 17,89 metros, causando sérios impactos na capital acreana.

Na manhã desta quarta-feira, 11, o órgão realizou uma reunião com o Corpo de Bombeiros Militar do Acre para discutir estratégias do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) voltadas à prevenção e resposta a desastres hidrológicos na região. Durante o encontro, foram apresentados planos operacionais para lidar com inundações graduais e enxurradas.

Segundo Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil em Rio Branco, o foco é realizar um levantamento detalhado para a criação de um plano de contingência que será apresentado na próxima semana. “A previsão é que os três últimos meses do ano fechem com um acumulado de cerca de 800 milímetros de chuva. Isso não nos isenta do risco de enchentes ou enxurradas, então precisamos nos preparar. Estamos levantando nossa capacidade operacional, incluindo recursos humanos, embarcações e bases operacionais. Além disso, mapeamos bairros e famílias em áreas de risco e avaliamos a disponibilidade de abrigos”, explicou.

Como parte da preparação, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros planejam realizar um simulado de emergência em janeiro. “Na próxima segunda-feira, apresentaremos o Plano de Contingência aos secretários municipais e gestores. A ideia é realizar o simulado no início do próximo ano, envolvendo as equipes dos dois órgãos para garantir uma resposta eficiente em caso de emergência”, destacou Falcão.

As medidas integram um esforço conjunto para minimizar os impactos de uma possível enchente e proteger a população de Rio Branco, especialmente as famílias que residem em áreas mais vulneráveis.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp