Corpo de Bombeiros realiza operação para resgatar UBS Fluvial de Rodrigues Alves afundada no Rio Juruá

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

 

O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul está conduzindo uma operação para resgatar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial de Rodrigues Alves, que começou a afundar parcialmente no Rio Juruá no último sábado, 7. Os trabalhos tiveram início no domingo, 8, e continuaram na segunda-feira, 9, com previsão de se estenderem por pelo menos mais dois dias, conforme informou o capitão Josadac Ibernom, comandante da corporação.

“Hoje a equipe trabalhou o dia inteiro e conseguimos elevar a embarcação cerca de 40 centímetros. Amanhã, 10, com a utilização de uma draga na água, esperamos acelerar o processo, mas ainda acredito que serão necessários mais dois dias para finalizar a operação”, explicou o capitão.

A complexa operação utiliza duas balsas, máquinas pesadas e bombas de alta potência, além de técnicas de mergulho e manobras de engenharia. A estratégia principal consiste no uso de uma balsa de apoio, com capacidade para 140 toneladas, para realizar um processo controlado de alagamento e desalagamento.

“A técnica envolve alagar a balsa até que ela fique submersa, ancorá-la, fixar cabos de aço na estrutura da UBS fluvial e, em seguida, retirar a água da balsa com moto bombas. Esse processo cria um impulso que eleva gradualmente a embarcação afundada. Esse procedimento é repetido várias vezes até que a unidade seja completamente resgatada. É um trabalho bastante técnico, pois a embarcação é muito pesada”, detalhou o comandante.

A operação mobiliza diversas equipes e equipamentos especializados para garantir a segurança e a eficiência no resgate da unidade, essencial para o atendimento de saúde na região.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp