Cineastas vem ao Acre e vão produzir dois filmes sobre a vida de Chico Mendes

A partir deste domingo, 15 de dezembro, Xapuri, cidade natal de Chico Mendes, inicia a Semana Chico Mendes, que se estenderá até o dia 22 de dezembro. O evento tem como objetivo não apenas celebrar o legado do ativista ambiental, mas também aprofundar a discussão sobre a preservação da Amazônia por meio de uma série de oficinas e atividades culturais. Entre os destaques da programação estão as oficinas de audiovisual, ministradas pelos cineastas Rafael Dragaud e Joana Henning.

O município será o local de aprendizado para a produção cinematográfica. Dragaud e Henning vão conduzir workshops sobre roteiro, produção e direção, com o objetivo de capacitar profissionais locais e fortalecer o setor audiovisual da região. O evento também dará início ao projeto “Chico Vive”, que inclui a criação de uma TV digital com conteúdos sobre a Floresta Amazônica e a premiação de jovens ambientalistas.

Durante a Semana Chico Mendes, os cineastas estarão imersos no universo de Chico Mendes, trabalhando na produção de dois filmes sobre sua vida. Um deles é um documentário, previsto para estrear na 30ª Conferência do Clima da ONU, em Belém. O outro é uma ficção, um faroeste que busca reinterpretar a história do ativista, com Bruno Gagliasso no papel de Darci Alves Pereira, o assassino de Mendes, e Jorge Paz como Chico. A proposta é ressaltar a importância de sua luta, especialmente em um momento em que as questões ambientais ganham cada vez mais relevância.