Aprovados no concurso da Polícia Penal cobram convocação durante audiência pública na Aleac

Nesta segunda-feira, 9, momentos antes do início da audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para debater o Orçamento do Estado de 2025, aprovados no concurso da Polícia Penal realizaram um protesto cobrando a convocação por parte do governo estadual. O evento acontece às 10h no plenário da Aleac.

Os manifestantes denunciam um déficit de mais de 1.500 profissionais no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), enquanto o governo anunciou a abertura de apenas 261 vagas no certame, o que consideram insuficiente.

“O déficit hoje é de 1.500 profissionais dentro do Iapen. O governo lançou um quantitativo de vagas de 261. Algo irrisório pelo que precisa e o que manda a lei. Ainda não fomos convocados porque as fases do concurso estão sendo conduzidas de forma morosa pelo administrador do certame. Nosso objetivo aqui é sensibilizar o governo para convocar o número necessário de aprovados e começar a suprir as necessidades do sistema carcerário”, afirmou Manoel Lima, membro da Comissão de Aprovados no concurso.

O Acre possui uma população carcerária superior a 8 mil presos. Segundo Lima, o edital do concurso prevê a convocação de até cinco vezes o número de vagas para o curso de formação, etapa necessária para a efetivação no cargo.

“O edital prevê a convocação de cinco vezes mais o número de vagas para fazer o curso de formação. Queremos garantir o nosso direito de sermos convocados para o curso e, posteriormente, ingressar no quadro efetivo”, destacou Lima.

Os aprovados esperam que o governo adote medidas para atender às demandas do sistema penitenciário, priorizando a ampliação do quadro de policiais penais e reduzindo o déficit existente.