Acre registra queda de 16,92% em mortes violentas intencionais em novembro

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) divulgou dados que apontam uma redução geral de 16,92% nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs) no estado, durante o período de 1º a 30 de novembro, em comparação ao mesmo mês de 2023. Em Rio Branco, capital acreana, os números são ainda mais expressivos, com uma queda de 24,51% nos índices de criminalidade.

Os dados também indicam avanços em relação a crimes contra o patrimônio. No Acre, os roubos caíram 35,36%, enquanto os furtos tiveram uma diminuição de 11,44%. Em Rio Branco, essas reduções foram ainda mais acentuadas, com queda de 36,57% nos roubos e 13,76% nos furtos.

O roubo de celulares na capital apresentou uma redução de 32,75%, embora os índices de furtos tenham permanecido nos mesmos níveis registrados em novembro do ano anterior. O levantamento aponta que a maioria dos roubos ocorre no período noturno, enquanto os furtos são mais frequentes nas manhãs de segunda-feira e sábado.

Crimes contra a mulher em queda

Outro destaque dos indicadores de segurança é a redução de crimes contra a mulher. Em todo o estado, houve uma diminuição de 1,38%, enquanto na capital o percentual foi de 3,03%.

A análise regionalizada das MVIs revela que 60% dos casos em Rio Branco ocorreram na 2ª Regional. Esses dados apontam a necessidade de ações específicas para intensificar a segurança em áreas mais vulneráveis.