Acre receberá R$ 3 milhões para equipar PMs com câmeras corporais

 

O Governo Federal destinou quase R$ 3 milhões ao Acre para a aquisição de câmeras corporais a serem usadas por policiais militares. Os recursos foram liberados por meio de um edital da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com o objetivo de tornar as ações policiais mais transparentes.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que o processo licitatório para a compra dos equipamentos já está em andamento. Ao todo, serão adquiridas 250 câmeras, que devem começar a ser utilizadas no segundo semestre de 2025.

De acordo com o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Evandro Bezerra, a iniciativa contribui para a segurança tanto dos policiais quanto das operações realizadas. “Acreditamos que a câmera corporal vem agregar num quesito principal que é a segurança do policial nas ações e intervenções de qualquer natureza. Visa resguardar a atividade policial, principalmente em julgamentos de âmbito judicial’, afirmou.

A definição dos batalhões e agentes que utilizarão os dispositivos ficará a cargo do comando da Polícia Militar. A previsão é de que os equipamentos sejam distribuídos e instalados no próximo ano.

O uso de câmeras corporais tem sido uma estratégia adotada em diversas regiões do país para registrar abordagens, reduzir conflitos e aumentar a confiança na atuação policial.