Os deputados federais e senadores do Acre se reuniram em Brasília nesta semana para definir a alocação dos recursos provenientes das emendas de bancada, que serão incluídos no Orçamento Geral da União de 2025. Com um montante superior a R$ 528,8 milhões, os investimentos abrangem diversas áreas e terão, em grande parte, execução pelo governo estadual.
Entre as principais destinações estão a pavimentação de ruas em Rio Branco e Sena Madureira, a construção de um porto em Cruzeiro do Sul e a modernização do Sistema Integrado de Segurança Pública. Além disso, foram assegurados recursos para a aquisição de veículos, equipamentos e insumos agrícolas, bem como para a educação e a Universidade Federal do Acre (Ufac).
O senador Alan Rick, coordenador da bancada federal acreana, destacou que os aportes financeiros também contemplam obras como o Parque do 7º BEC em Rio Branco, o aeródromo de Santa Rosa do Purus e a ponte sobre o Rio Juruá, em Rodrigues Alves.
“Definimos as oito emendas de bancada e as três emendas das obras em andamento, que são obrigatórias. Cinco dessas emendas serão executadas pelo governo do Acre e contemplam os 22 municípios” afirmou o senador.