Acre avança na regularização fundiária e Gabriela apresenta políticas do estado em evento no Pará

A presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Gabriela Câmara, participa nesta terça-feira (10) do 1º Encontro Nacional de Órgãos de Terras Estaduais que acontece em Belém, Pará.

O Encontro é uma iniciativa do Consórcio da Amazônia Legal, através da Câmara Setorial de Governança Fundiária em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário e outros setores.

Este é o segundo dia do evento que, segundo Gabriela Câmara, tem sido proveitoso por ser a oportunidade de debater com representantes de outros estados as formas de avançar na regularização fundiária através da captação de recursos.

“Na ocasião, deste encontro, apresentei os resultados dos trabalhos que nós do Iteracre realizamos em áreas urbanas e rurais. Também mostramos a metodologia que adotamos no Acre para fazer a desburocratização e falamos ainda sobre os desafios que enfrentamos tanto na legislação quanto no operacional. Outro assunto importante que abordamos foi a importância da parceria com os cartórios e as soluções construídas para possibilitar a celeridade dos processos de regularização fundiária”, diz.

Gabriela Câmara citou ainda os importantes investimentos feitos pelo governo do Acre e falou da expectativa de ampliar ainda mais o acesso do cidadão ao título de propriedade.

“Citamos ainda a importância dos investimentos feitos pelo Governo do Acre. Entre estes assuntos importantes estão os investimentos dos bancos internacionais sobre o quão importante e desafiador é a questão fundiária na Amazônia legal. Temos trabalhado para que as pessoas tenham acesso desburocratizado aos títulos de suas propriedades e assim tenham segurança jurídica e outros benefícios”, diz.