A partir das obras públicas, governo do Acre desenvolve municípios e muda vida das pessoas

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Com execução de obras que mudam a vida das pessoas e desenvolvem o Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), inaugurou, em 2024, importantes estruturas públicas que proporcionarão, nos próximos anos, melhor atendimento à população e dignidade aos servidores dos 22 municípios.

Os setores da Saúde, Segurança Pública, Esporte, Cultura, Comunicação e também o Poder Judiciário foram contemplados pelo Estado com obras públicas e serviços de revitalização, manutenção, reforma ou adequação em suas unidades.

No cenário das principais obras da capital, destacam-se os avanços na construção da Maternidade Marieta Messias Cameli e na Orla do Quinze. Além disso, está em perspectiva de entrega o prédio com energia sustentável do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) e já foi entregue, no fim de agosto, a reforma e adequação do Centro Integrado de Esporte para a Comunidade (Ciec), na Estação Experimental. Foi realizada também a entrega da Colônia de Pescadores, bem como foram destaques os serviços de revitalização e manutenção da Rádio Difusora e de diversos prédios públicos em todo o estado.

Com a propriedade de quem foi beneficiada por uma obra do governo, a pescadora Maria Liberdade da Silva, que sempre viveu da pesca, relatou a importância de o Estado agir para atender os anseios da população.

“Nasci, fui criada e estou até hoje aqui na pesca. Me sinto realizada e valorizada com essa obra”, disse, durante a visita antes da inauguração do novo espaço da Colônia de Pescadores.

As obras estruturantes visam assegurar, em breve, modernização e maior funcionalidade à capital Rio Branco, que concentra a maior população do estado. A nova maternidade chegou à segunda fase; a Orla do Quinze apresentou grande evolução, com a implantação do bolsacreto e colchacreto, alcançando resultados significativos; e o Complexo Viário tem recebido os serviços para a implantação das alças do viaduto entre as avenidas Ceará e Getúlio Vargas.

Ainda em Rio Branco, o prédio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) está muito próximo de ser concluído, enquanto o Arquivo Público do Acre está com entrega prevista para o primeiro semestre de 2025.

No interior, as obras públicas e serviços alcançaram todas as regionais: Alto Acre, Baixo Acre, Purus, Tarauacá-Envira e Juruá. Diversas unidades da Saúde passaram por melhorias estruturais realizadas pela Seop.

Nos outros setores, destacaram-se a ampliação e revitalização do 4° Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndio Florestal (BEPCIF) e o muro de contenção no terreno do prédio da Secretaria de Comunicação (Secom) – Rádio Aldeia, entregues em Cruzeiro do Sul, bem como as intervenções no Fórum de Capixaba e o novo prédio da Rádio Aldeia de Brasileia, onde também foi inaugurada a primeira etapa do Centro Administrativo Fórum Dr. Evaldo Abreu de Oliveira. Em Senador Guiomard, os serviços de revitalização da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) serão finalizados no início do próximo ano.

De acordo com o gestor da Seop, Ítalo Lopes, o Estado tem cumprido com os compromissos que geram mudanças positivas para a vida das pessoas e tem valorizado a mão de obra local.

“A maior prioridade deste governo é o ser humano. A gestão do governador Gladson Cameli é acolhedora e resolutiva, exemplo claro disso é a construção de uma nova maternidade para se tornar referência às gestantes de alto risco, a intervenção para preservar a história de um bairro, o investimento em infraestrutura para melhorar as condições de mobilidade urbana e a realização de melhorias estruturais que permitem proporcionar maior funcionalidade aos serviços públicos essenciais”, ressalta Lopes.

Secretário de Obras Públicas, Ítalo Lopes, acompanha governador Gladson Cameli durante vistoria realizada na nova maternidade. Foto: José Caminha/Secom

O Estado tem trabalhado em serviços estruturais que contribuem para o crescimento econômico de cada município. Os investimentos para a realização de obras contaram com o apoio financeiro do governo federal, de emendas parlamentares e de recursos próprios, além de convênios com as prefeituras e diversas instituições.

Inclusive, no exercício de 2024, o governo do Acre conquistou o marco histórico de maior execução financeira de recursos federais, com valores que ultrapassam R$ 95 milhões. Segundo o diretor de Planejamento da Seop, Kennethy Lima, a secretaria contribuiu ativamente com R$ 25 milhões, sendo 10 milhões diretamente da própria secretaria e 15 milhões em colaboração com os demais órgãos governamentais, assumindo, juntos, a responsabilidade de fiscalização de obras.

“As obras executadas refletem o compromisso da gestão estadual em transformar parcerias da esfera federal em benefícios reais para a população. Portanto, totalizamos a participação na execução de mais de 25 milhões de reais no estado, o que corresponde a um percentual de mais de 26% de contribuição nas obras do Acre”, analisa o diretor.

Em 2024, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) esteve no Acre para acompanhar evolução das obras de grande impacto, em que autarquia é responsável pela gestão dos recursos federais. Foto: Camila Gomes/Seop

Para uma obra ser realizada, o trabalho é conduzido a muitas mãos pela Seop, desde a captação de recursos, a elaboração de projetos, a emissão das licenças e a titularidade da área, passando pelos processos licitatórios da obra, até o início da execução. Além disso, nas equipes de engenharia, há uma rotina diária de vistoriar as obras antes, durante e depois da conclusão dos serviços. A secretaria também promoveu e garantiu a participação dos servidores em diversos cursos de capacitação que elevaram o conhecimento e as habilidades no desempenho das atividades diárias.

“Trabalhar na Seop é uma grande honra e uma responsabilidade que carrego com alegria. Tenho plena consciência de que cada obra aprovada impacta diretamente na segurança e qualidade de vida da população. Esse processo não apenas garante edificações seguras, mas também reflete o compromisso em entregar obras que atendam às necessidades da sociedade. Fazer parte desse trabalho colaborativo, em que cada função é essencial, é extremamente gratificante. Tenho orgulho de contribuir para um processo tão fundamental e transformador”, avalia a servidora Katrielly Souza, chefe da Divisão de Aprovação de Projetos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp