Treze detentos da ala 1 do bloco 8 do Presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, foram flagrados planejando uma fuga na tarde desta quarta-feira, 4. Policiais penais identificaram um buraco na parede da cela, que já estava praticamente pronto para ser usado na tentativa de escape.
De acordo com o diretor da unidade prisional, Elves Barros, a descoberta ocorreu durante o horário do jantar. “Ontem à tarde, mais precisamente na hora da janta, os policiais perceberam barulhos e movimentações suspeitas na cela. Montamos uma operação com as equipes do GEPOE, SOE e coordenadores, fechamos o prédio e entramos para realizar o procedimento. Ao chegar, encontramos a cela já no ponto de fuga, com 13 presos prontos para escapar”, relatou ao jornal ac24horas.
Os blocos 7 e 8 do presídio abrigam integrantes da facção criminosa Comando Vermelho. No último dia 21 de novembro, a unidade foi alvo da Operação Mute, conduzida pelas forças de segurança estadual e federal. Na ocasião, foram apreendidas armas artesanais e bilhetes, embora nenhum celular tenha sido encontrado.
A ação rápida dos policiais penais evitou mais uma tentativa de fuga na unidade, reforçando a vigilância no local.