Seis deputados do Acre assinam PEC que quer acabar com escala de trabalho 6×1

A maioria da bancada do Acre na Câmara dos Deputados tem demonstrado apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala de trabalho 6×1, permitindo uma jornada semanal de 36 horas, distribuídas em quatro dias. A medida visa melhorar as condições de trabalho e reduzir os impactos da carga horária sobre a saúde dos trabalhadores.

Dos oito deputados federais do Acre, sete já se manifestaram a favor da PEC. Antônia Lúcia (Republicanos), Gerlen Diniz (União Brasil), Roberto Duarte (Republicanos), Socorro Neri (Progressistas), Meire Serafim (União Brasil) e Zezinho Barbary (Progressistas) votaram sim ao projeto. A deputada Socorro Neri afirmou: “Como deputada federal, tenho o compromisso de acolher as demandas da sociedade, e a redução da exaustiva jornada 6×1 é uma reivindicação dos trabalhadores que precisa ser analisada com seriedade. Estamos falando de condições de trabalho que impactam diretamente a qualidade de vida de milhões de trabalhadores e de suas famílias.”

O deputado Eduardo Velloso (União Brasil) disse que ainda aguarda uma avaliação dos impactos econômicos da medida antes de tomar uma decisão final sobre seu voto. Até o fechamento da matéria, o deputado Coronel Ulysses Araújo (União Brasil) não se manifestou se irá apoiar o projeto.

Enquanto a PEC está sendo debatida na Câmara, a sociedade civil marcou uma manifestação para o próximo dia 15 de novembro, em Rio Branco, em apoio à proposta e para exigir o fim da escala 6×1. O ato contará com a participação de estudantes e trabalhadores que defendem a medida como uma forma de melhorar a qualidade de vida e de trabalho no Acre e em outras regiões do país.