O nível do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, apresentou uma elevação após uma chuva de 50 milímetros registrada no final de semana. A medição mais recente mostra o rio com 5,66 metros de profundidade. Esse aumento possibilitou a navegação de pequenas embarcações com mais agilidade e segurança, mas ainda não é suficiente para permitir o tráfego de embarcações de médio e grande porte, especialmente para atender municípios do Alto Juruá, como Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, Josadac Ibernom, o nível do Juruá permanece abaixo do ideal. “O verão tem se prolongado e o nível do Rio Juruá tem ficado bem baixo até o início de dezembro. Este ano, não está sendo diferente”, declarou Ibernom, destacando a recorrência do fenômeno e as dificuldades de navegação na região.
A previsão para os próximos dias sugere chuvas acima da média para a região, com estimativa de um acumulado entre 50 e 75 milímetros até 17 de novembro. A expectativa é de que essa quantidade adicional de chuva alcance Marechal Thaumaturgo e outras áreas ao longo do rio, contribuindo gradualmente para um aumento no nível da água, que beneficiaria o tráfego fluvial no Juruá.