Rio Branco ocupa a 89ª posição, entre as 100 maiores cidades brasileiras, no ranking da Evolução do IDGM entre 2010 e 2023. Os dados estão no estudo Desafios da Gestão Municipal 2024, elaborado pela plataforma Macroplan. A nota obtida pela capital acreana foi de 0,497.
O IDGM varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do município. Os indicadores selecionados buscam captar serviços sob a influência das prefeituras, mesmo que ofertados por outros entes da Federação ou pela iniciativa privada.
Foram priorizados indicadores finalísticos com dados atualizáveis de fontes oficiais de informação e disponíveis para todos os municípios brasileiros. O objetivo é fornecer uma visão comparativa e evolutiva da situação do município.
Entre os indicadores analisados estão a oferta dos serviços em Saúde, Educação, Segurança Pública, Saneamento Básico e Sustentabilidade.
Maringá lidera o ranking. A cidade paranaense obteve a nota 0,765, no índice geral. Já Macapá, capital do Amapá, obteve a pior avaliação: 0,403.
O estudo não detalha quais notas Rio Branco obteve, por indicadores.
Notícias da Hora