Operação Mute reforça segurança em presídio de Cruzeiro do Sul

Armas artesanais e bilhetes foram encontrados durante uma operação de fiscalização realizada nesta quinta-feira (21) no Complexo Penitenciário de Cruzeiro do Sul, no Acre. A ação faz parte da Operação Mute, conduzida pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) em parceria com forças de segurança estaduais e federais. Nenhum telefone celular foi apreendido.

Ciro Maisonet, policial penal federal, destacou que o objetivo da operação é prevenir crimes dentro e fora das unidades prisionais, com foco na interceptação de drogas e meios de comunicação ilícitos.

Conforme Maisonet, foram apreendidos armamentos artesanais e bilhetes contendo informações que poderão ser analisadas para evitar crimes externos. No entanto, não foram encontrados aparelhos celulares ou armamentos mais pesados, como revólveres.

A ação integra a sexta fase da Operação Mute, realizada simultaneamente em todas as 27 unidades federativas do país. A execução em larga escala e no mesmo dia visa evitar vazamentos de informações e garantir maior eficácia nas apreensões, segundo a Senappen.