Manutenções na ETA causam redução no abastecimento em Rio Branco

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O abastecimento de água em Rio Branco está passando por uma redução devido a manutenções na Estação de Tratamento de Água (ETA) II, que opera com capacidade reduzida. Atualmente, a vazão do sistema é de 850 litros por segundo, inferior aos 1.000 litros por segundo necessários para o funcionamento pleno da estação.

O principal trabalho está sendo realizado no decantador nº 4, que é responsável por separar sólidos e líquidos no processo de tratamento. Com apenas três decantadores em operação, a estrutura está sendo ajustada para evitar maiores danos. Além disso, os filtros da estação estão passando por reformas, como a troca do leito filtrante e a substituição dos blocos de suporte, com o objetivo de melhorar a eficiência do tratamento de água.

Outro fator que impacta a produção de água é o aumento no nível do Rio Acre, que, segundo a Defesa Civil, atingiu 2,39 metros, prejudicando a captação de água. A previsão é de que as manutenções e ajustes necessários sejam concluídos até dezembro, com a expectativa de normalização do abastecimento.

As autoridades orientam a população a utilizar a água com consciência durante este período, até que o sistema seja restabelecido totalmente.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp