O Tribunal do Júri da 1ª Vara de Rio Branco condenou Jocir Bezerra de Freitas e Valdir Valério do Nascimento pelo homicídio de Elivaldo Santana dos Santos, então candidato a vereador pelo PSDB. O crime ocorreu em agosto de 2016, na zona rural de Porto Acre. As penas impostas superam 38 anos de reclusão.
Jocir Bezerra foi sentenciado a 22 anos de prisão em regime fechado, enquanto Valdir Valério recebeu uma pena de 16 anos, 7 meses e 15 dias, também em regime fechado. O juiz Robinson Aleixo ordenou a execução imediata das penas, seguindo o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), e os condenados foram encaminhados ao sistema penitenciário de Rio Branco após o julgamento.
De acordo com o Ministério Público do Acre (MPAC), Jocir e Valdir, acompanhados de um terceiro envolvido ainda não identificado, planejaram e executaram o crime. Elivaldo Santana foi morto a tiros ao sair de sua residência de carro, sendo surpreendido por Jocir e um comparsa que efetuaram diversos disparos.
A acusação destacou que o crime foi motivado por razões torpes e executado de forma a impedir qualquer chance de defesa da vítima. A investigação também indicou que Valdir Valério teria ordenado a execução, caracterizando sua participação como mandante do assassinato.