Incêndio no aterro de Rio Branco é controlado e está em processo de extinção

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Após dias de combate intensivo, o incêndio que consumia o aterro de inertes localizado na estrada da Transacreana, em Rio Branco, desde a última sexta-feira (1), foi controlado nesta quarta-feira (6), conforme informou o secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira. O incêndio, alimentado pelos gases de decomposição do lixo, estava afetando o local e gerando focos de fogo contínuos, dificultando os esforços para sua extinção.

De acordo com Joabe Lira, um total de 50 trabalhadores esteve empenhado no controle do incêndio. A atuação das equipes focou no combate aos focos de fogo e na diminuição da propagação das chamas. O trabalho, que envolveu o uso de técnicas como aceiro e a aplicação de argila sobre as camadas do aterro, visava minimizar os danos causados pela ação do fogo.

“Hoje a situação está sob controle, com bem menos focos de incêndio e pouca fumaça, mas vamos continuar o trabalho lá até a extinção”, afirmou o secretário.

Joabe também explicou que o trabalho de prevenção ao incêndio no local é contínuo e realizado durante o ano todo, com medidas como triagem do material descartado e monitoramento das condições do aterro. Entretanto, o clima quente e os gases de decomposição dificultam o controle total, já que, com o calor, os focos de incêndio podem ser reiniciados mesmo após o controle inicial.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp