Gladson lidera comitiva para COP 29 no Azerbaijão, com foco em financiamento climático

O governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou nesta sexta-feira, 8, sua participação na Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 29), a ser realizada no Azerbaijão nos próximos dias. Cameli viajará acompanhado de secretários e assessores para representar o estado em painéis sobre preservação ambiental e financiamento climático.

Segundo o governador, o objetivo é “mostrando a representantes de diversas partes do mundo sobre as nossas ações e projetos que visam proteger as nossas florestas” e discutir medidas para reduzir desmatamento e queimadas na região amazônica.

A comitiva acreana conta com a presença de Leonardo Carvalho, secretário de Meio Ambiente; Francisca Arara, secretária de Povos Indígenas; Jaksilande Araújo, presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC); Marta Azevedo, coordenadora do Programa REM Acre; Marcelo Messias, secretário de Turismo e Empreendedorismo; Charles Santos, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar; Nayara Lessa, secretária de Comunicação; e Ítalo Medeiros, coordenador da Casa Civil.

Durante a COP 29, o grupo irá expor no painel “Acre+ Resiliente”, promovido pelo Consórcio Interestadual Amazônia Legal (CAL). No evento, marcado para terça-feira, 12, o Acre apresentará sua capacidade de captar e aplicar recursos nacionais e internacionais para ações climáticas, com destaque para o programa REDD+ Jurisdicional. O painel abordará o acesso do estado a financiamento climático e a parcerias internacionais, como as já firmadas com a Alemanha e o Reino Unido desde 2012 por meio do Programa REM, e mais recentemente com o Fundo Amazônia, em que o Acre obteve cerca de R$ 98 milhões.

Outras colaborações também foram estabelecidas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O estado avança ainda na certificação para geração de créditos de carbono, o que pode ampliar as negociações de financiamento florestal, como as realizadas no âmbito do programa Leaf.

A COP 29, realizada na capital do Azerbaijão, Baku, reunirá representantes globais para tratar de temas ambientais. Como parte da agenda, a comitiva do Acre participará na quarta-feira, 13, de uma programação organizada pelo Consórcio da Amazônia Legal, que visa fortalecer a união dos estados amazônicos para a COP 30, com a campanha “Baku to Belém”.