Após quase um mês suspenso, setor de nefrologia da Fundhacre retoma atendimento em Rio Branco

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Suspenso desde 16 de outubro, o serviço de nefrologia da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) retornou nessa segunda-feira (11) com atendimento para 24 pacientes que precisam fazer hemodiálise. Segundo a direção do hospital, esses pacientes fizeram a opção pelo retorno do tratamento na unidade de saúde, reformada recentemente.

Sem o serviços, os pacientes foram encaminhados para clínicas que prestam atendimentos para o governo. Na época, a Fundhacre justificou que a medida era necessária porque a empresa que fornece um dos produtos para a realização da hemodiálise atrasou e, por isso, os pacientes foram remanejados.

“Estamos retornando com os 24 pacientes renais crônicos que expressaram o desejo de seguir com seu tratamento aqui na Fundação Hospitalar e mantivemos os pacientes que optaram por permanecer nas clínicas que ofertam o serviço para o governo. Então, o serviço de nefrologia não será extinto, o investimento permanece”, explicou a presidente da Fundhacre, Soron Angélica Steiner.

No dia 15 de outubro, dezenas de pacientes renais se reuniram em frente ao serviço de nefrologia para reclamar sobre a suspensão do setor que funcionava em três turnos.

Nefrologia é a especialidade que trata de doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas aos rins. O espaço onde ficava o serviço de nefrologia estava há mais de 10 anos sem reformas e foi revitalizado e entregue no final de dezembro do ano passado.

Foram investidos mais de R$ 1,3 milhão e, com o prédio novo, os pacientes não concordaram em ter que mudar para as clínicas.

Informações G1

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp