O vereador João Marcos Luz (PL), candidato à reeleição na Câmara Municipal de Rio Branco, foi derrotado nas eleições realizadas no último domingo (6). O parlamentar, que havia assumido o cargo como suplente em 2021, após a saída de Adailton Cruz (PSB), Michelle Melo (PDT) e Emerson Jarude (NOVO) para a Assembleia Legislativa, encerra seu mandato cercado por controvérsias. Um dia depois após a divulgação do resultado, Luz fez um ataque direto a um jornal local.
O vereador reagiu a uma matéria publicada pelo jornal O Alerta Cidade, que noticiou sua derrota com o título: “Após desrespeitar e humilhar diversas pessoas, João Marcos Luz não atinge votação necessária e deixa de ser vereador em Rio Branco.” Incomodado com o teor da reportagem, Luz usou suas redes sociais para atacar o veículo de comunicação, escrevendo: “O Alerta Cidade respeitem a vontade do povo, bando de vagabundos. Querem dinheiro pra falar bem de mim? Aqui, não!” [sic].
Ao longo de seu mandato, Luz esteve envolvido em diversas polêmicas. Em uma das mais notórias, ele foi flagrado em uma boate na noite de 25 de novembro de 2023, uma sexta-feira, utilizando uma caminhonete oficial da Câmara Municipal de Rio Branco. O vereador justificou o uso do veículo afirmando que estava “trabalhando” na ocasião.
Outra situação que gerou repercussão ocorreu quando João Marcos Luz usou a tribuna da Câmara para atacar o influenciador e humorista Daniel Cruz, que havia feito críticas à gestão do prefeito Tião Bocalom (PL) na qual é líder na câmara. Na ocasião, Luz chamou o influenciador de “gordo catarrento” e fez ameaças durante seu discurso.
Apesar das controvérsias e de sua tentativa de se reeleger, João Marcos Luz não conseguiu votos suficientes para manter sua cadeira no legislativo municipal.