O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) indeferiu, por unanimidade, as candidaturas de sete postulantes a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em Xapuri. A decisão foi tomada na sessão desta quinta-feira (3), após a Corte avaliar irregularidades no registro das candidaturas.
Entre os políticos que estão fora da disputa estão os atuais vereadores Alarice Botelho e José Maria Miranda, que buscavam a reeleição, além de Fabiano Cadeirante, Manoelzinho do Pedro Vieira, Samário, Rosa Maria e Professor Josué. O indeferimento ocorreu em decorrência da falta de certidões obrigatórias que deveriam ter sido apresentadas pelo Diretório Municipal do PT, conforme exigido pela Justiça Eleitoral.
A defesa dos candidatos argumentou que o erro foi causado por uma falha administrativa do partido no município e que a documentação faltante havia sido anexada posteriormente, sem intenção de burlar as regras eleitorais. No entanto, a Corte não aceitou o argumento e manteve a decisão de indeferir os registros, em votação unânime de 7 a 0.
Com a decisão do TRE-AC, os candidatos ficam fora da disputa nas eleições municipais deste ano.