Destaque

Sincofac e enfermagem aliam recebimento de receituários nas drogarias privadas do Acre

Os presidentes do Sindicato das Farmácias e Drogarias do Estado do Acre (SincoFac), Daniel Pereira, e do Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Acre (Coren-AC), Adailton Cruz, se reuniram na tarde desta quinta-feira 17, na sede do Coren em Rio Branco, capital acreana, para alinhamento na liberação dos receituários prescritos pelos profissionais da enfermagem nas farmácias e drogarias da iniciativa privada de todo o Estado do Acre, principalmente, quanto aos antimicrobianos, que estão sujeitos a retenção da receita e escrituração em livro eletrônicos das farmácias. Ficou definida a data do próximo dia 30 para o recebimento da listagem dos medicamentos.

O secretária do SincoFac, José Luiz, ressaltou a importância de ser disponibilizado aos enfermeiros e aos farmacêuticos, uma listagem online, dos medicamentos antimicrobianos de forma que dê segurança no recebimento das receitas prescritas por enfermeiros, já que são restritos ao âmbitos do programas públicos e/ou das instituições hospitalares. “É importante separar em duas listagens, uma só com antibióticos, por se tratar de medicamentos SNGPC, e, uma outra listagem dos demais medicamentos, de receitas que só requer avaliação, sem retenção na farmácia”, afirma. Posteriormente, quando o Governo Federal liberar, será possível uma outra listagem dos medicamentos presentes no programa Aqui Tem Farmácia Popular, que também serão aceitas no programa que distribui gratuitamente medicamentos, nas farmácias privadas.

Adailton Cruz, presidente do Coren-AC, ressaltou que a listagem será disponibilizada ao SincoFac no próximo dia 30 e contempla todos os 22 municípios acreanos, pois, segundo o presidente, a Atenção Básica municipal possuem protocolos bem definidos quanto aos medicamentos prescritos pelos os profissionais da enfermagem.

O farmacêutico Bruno Araújo pontuou a importância de que se possa promover encontros e alinhamentos entre os farmacêuticos e enfermeiros para o correto preenchimento das receitas, pois sempre há a necessidade de observar sexo, idade, e o endereço completo do paciente com rua, nº da casa, bairro, cidade e Estado, além de correta posologia, de maneira a minimizar quaisquer impactos aos pacientes.