Às 8h50 da manhã desta sexta-feira, 4 de outubro, decolou de Belo Horizonte (MG) o voo inaugural da Azul Linhas Aéreas, que marca a retomada das operações da companhia no Acre. A bordo, o senador Alan Rick celebrou não apenas o retorno dos voos, mas também a conexão direta com Porto Velho (RO), crucial para os pacientes acreanos em tratamento de câncer no estado vizinho, além da rota direta para o sudeste do país.
“Essa é uma vitória para todos nós, acreanos. É fruto de muito trabalho, de anos de diálogo e articulação com as companhias aéreas, a ANAC, a ABEAR, o Ministério de Portos e Aeroportos, o Ministério do Turismo e com a própria Azul. Agora, o nosso estado está na rota dos principais destinos turísticos nacionais e internacionais e isso já está aquecendo o setor de viagens e turismo porque as vendas começaram em abril. Estamos ansiosos para comemorar com o povo acreano assim que pousarmos no aeroporto de Rio Branco, onde teremos mais boas notícias a compartilhar”, afirmou o senador.
Além de Alan Rick, estão a bordo o deputado federal Roberto Duarte, o governador Gladson Cameli, o secretário estadual de Turismo Marcelo Messias, o secretário da Fazenda, José Amarísio Freitas, o gerente de Relações Institucionais da Azul, César Grandolfo, o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Tiago Higino, e o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Rio Branco, Rizomar Araújo. Ao desembarcar, o grupo se unirá a outras autoridades e ao representante da operadora aeroportuária Vinci Airports, Overlach Campos, para a cerimônia de celebração do primeiro voo.
No comando da aeronave estão dois acreanos. O Comandante Bruno Rodrigues e o Primeiro Oficial Sidney Cunha.
“Eu sou nascido e criado no Acre e vivi lá até ingressar na Azul. Nasci na Vila Ivonete, morei lá a minha vida toda e, apesar de ter saído há mais de vinte anos, mantenho contato com todos os meus amigos de lá. Tem sido um orgulho muito grande acompanhar a empolgação de todos, conhecidos ou não. Nossa região é muito carente de oportunidades na aviação, tanto do ponto de vista da formação de pilotos quanto na quantidade de voos. Estou muito animado com o retorno, sei que teremos muita gente esperando lá!”, afirmou o comandante.
Já o Primeiro Oficial Sidney Cunha nascido na região da Cadeia Velha, mas residente do Paraná falou do orgulho de voltar a terra natal no voo inaugural.
“Hoje é um orgulho regressar exercendo a profissão que eu sempre sonhei e, principalmente, na Azul. Eu acredito que esse voo vai ser uma alegria para nosso povo, principalmente por ser diurno. Era uma coisa que todo mundo lá sempre sugeriu. Estou muito feliz em voltar, representando a minha família. A Azul agora conecta todos os estados brasileiros e vai trazer muita oportunidade para a região”, afirmou.
Após a parada em Rio Branco, a aeronave seguirá para Porto Velho (RO) e, em seguida, retornará a Belo Horizonte (MG).