A maioria dos municípios do Acre monitora uma qualidade do ar considerada “boa” nesta quinta-feira, 10, de acordo com dados da plataforma IQAir, que coleta informações de sensores espalhados pelo mundo. Entre as cidades com melhores índices estão Rio Branco, Porto Acre, Manoel Urbano, Cruzeiro do Sul e Tarauacá, todas apresentando baixos níveis de material particulado no ar.
Em contraste, Xapuri foi a única cidade do estado a registrar uma qualidade do ar “moderada”, com uma concentração de 13,3 µg/m³ (microgramas de material particulado por metro cúbico). Esse valor é 2,7 vezes superior ao limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que alerta para os riscos associados à exposição prolongada a esses poluentes, especialmente para grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Por conta dessa elevação, a orientação para Xapuri é que esses grupos evitem permanecer por longos períodos ao ar livre sem o uso de máscaras de proteção. A situação segue sendo monitorada, enquanto a população é alertada para os cuidados necessários com a saúde respiratória, diante das variações nos índices de qualidade do ar.