Nesta segunda-feira (21), o Acre enfrentará um dia de tempo instável, caracterizado por sol, nuvens e chuvas passageiras, que podem ser fortes e acompanhadas de temporais em algumas áreas. O fenômeno climático afetará não apenas o Acre, mas também regiões de Rondônia, sul e sudoeste do Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, e partes das planícies da Bolívia e da selva do Peru.
A previsão indica calor abafado, especialmente na maior parte do estado do Amazonas, onde chuvas podem ocorrer a qualquer hora. No leste e sul do Acre, incluindo as microrregiões de Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira, o clima será quente e abafado, com possibilidade de chuvas pontuais intensas.
As condições de umidade também são notáveis, com a umidade relativa do ar variando entre 50% e 60% durante a tarde, enquanto atinge entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos na região soprarão de forma fraca a moderada, vindo principalmente do norte, com variações de noroeste e nordeste.
Temperaturas previstas:
Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 21ºC e 23ºC; máximas de 29ºC a 31ºC.
Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 21ºC e 23ºC; máximas de 31ºC a 33ºC.
Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 21ºC e 23ºC; máximas de 30ºC a 32ºC.
Sena Madureira e Manuel Urbano: mínimas entre 22ºC e 24ºC; máximas de 30ºC a 32ºC.
Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22ºC e 24ºC; máximas de 31ºC a 33ºC.
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22ºC e 24ºC; máximas de 30ºC a 32ºC.
Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22ºC e 24ºC; máximas de 30ºC a 32ºC.
Os dados climáticos foram coletados do portal de notícias “O Tempo Aqui”, do pesquisador Davi Friale.