A ação “Santa Casa + Apae Rio Branco” marcou a primeira edição de uma parceria que visa levar atendimento médico especializado e acessível para a comunidade. Realizada nesta quarta-feira, 30, na sede da instituição de ensino especial, a iniciativa ofereceu consultas e orientações nas áreas de psicologia, pediatria, odontologia, clínica geral, entre outras especialidades, beneficiando dezenas de pessoas que dependem de cuidados especializados.
A presidente da Apae, professora Maria do Carmo Pismel, a Carminha, celebrou a ação como um avanço importante para os alunos e famílias atendidos pela instituição. “Essa ação é um marco na saúde para a nossa instituição. Muitos dos nossos alunos e suas famílias precisam de cuidados que, muitas vezes, são difíceis de conseguir. Com essa parceria, podemos proporcionar saúde e bem-estar para quem mais precisa, reforçando nosso compromisso com a inclusão e o cuidado integral,” destacou.
O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos da Capital, Wellington Chaves, reforçou a importância da união de forças para potencializar o alcance do atendimento: “Essa ação é muito importante. Temos mais de 50 profissionais da Santa Casa aqui, e a prefeitura contribuiu com vans odontológicas para o atendimento. É a população quem mais se beneficia com essa união, especialmente as pessoas com necessidades especiais, que recebem aqui um atendimento diferenciado.”
O diretor de promoção social da Santa Casa, Anderson Sandro, explicou que a estrutura trazida incluiu desde consultas de enfermagem até exames laboratoriais completos, como eletrocardiogramas, testes rápidos de hepatite, sífilis, HIV, e exames de hemograma, glicose, ureia e creatinina. “A gente está oferecendo diversos atendimentos, com exames completos e consultas especializadas em pediatria, clínica geral e neuropsicologia,” detalhou.