Outubro Rosa: Antônia Lúcia reforça apoio com destinação de mais de 30 máquinas de exames para saúde de mulheres acreanas

No mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, a deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos) destacou suas ações em prol das mulheres do Acre. Como parte de sua atuação na Câmara Federal, a parlamentar tem se comprometido com a saúde feminina, tendo destinado mais de 30 máquinas de exames de imagem para o estado, com o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

“Destinei mais de 30 máquinas de imagem de diagnóstico para o nosso estado, fortalecendo a luta contra o câncer de mama! A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para salvar vidas. Vamos cuidar de quem amamos!” – afirmou Antônia.

A deputada também mencionou sua participação ativa na Comissão de Combate ao Câncer, onde são promovidas campanhas de prevenção e conscientização, além de iniciativas de apoio às pacientes que enfrentam o tratamento da doença. “Aqui na comissão de combate ao câncer, estamos atuando firmemente em várias frentes: promovemos ações que envolvem desde campanhas de prevenção e conscientização até o apoio às pacientes em tratamento. Nossas iniciativas buscam não apenas informar, mas transformar a realidade de milhares de brasileiras, levando esperança e qualidade de vida.”

A parlamentar acreana ainda reafirma seu compromisso para com as mulheres acreanas em garantir o acesso aos exames preventivos e orientação especializada. “Nosso compromisso é garantir que cada mulher tenha acesso a exames preventivos, orientação especializada e tratamentos eficazes. Juntos, estamos vencendo essa luta, um passo de cada vez”, declarou.

SOBRE O OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer do colo do útero. O objetivo é compartilhar informações, promover o diagnóstico precoce e a prevenção, e reduzir a mortalidade pela doença.

O movimento surgiu na década de 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor-de-rosa para os participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York. O laço cor-de-rosa se tornou um símbolo internacional da luta contra o câncer de mama.

No Brasil, o Outubro Rosa foi celebrado pela primeira vez em 2002, quando um monumento em São Paulo foi iluminado com a cor rosa. Em 2018, a Lei nº 13.733 estabeleceu o Outubro Rosa como uma ação oficial do governo, com ações obrigatórias como a iluminação de prédios públicos, palestras, atividades educativas e campanhas de conscientização.