A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) promoveu, nesta quarta-feira, 9, uma panfletagem no centro de Rio Branco para conscientizar a população sobre os golpes realizados via WhatsApp, nos quais criminosos se passam por escritórios de advocacia para enganar vítimas. Durante a ação, advogados e advogadas distribuíram folhetos com dicas de prevenção em locais como o calçadão da Benjamin Constant, Shopping Popular Aquiry, Terminal Urbano e a Organização Central de Atendimentos (OCA).
Nos últimos dois anos, a OAB/AC tem adotado diversas medidas no combate a esses crimes digitais. Desde os primeiros casos, a Seccional informou à Polícia Civil, fornecendo dados e provas para auxiliar nas investigações. Foram enviados oito documentos ao órgão policial, e um protocolo orientativo foi criado para alertar a advocacia local. Em 2023, a OAB/AC lançou uma campanha educativa nas redes sociais e realizou ações orientativas durante a Expoacre.
Ainda sem respostas efetivas das autoridades estaduais, a Seccional solicitou em 2024, providências ao Ministério da Justiça, pedindo maior atuação das forças policiais para combater esses crimes que têm vitimado tanto advogados quanto cidadãos acreanos.
“A Ordem está fazendo esta campanha porque temos o registro de quase uma centena de casos, vitimando advogados e cidadãos. Não podemos tolerar que isso aconteça, então fizemos tudo ao nosso alcance, acionando a polícia, pedindo a federalização das investigações e também estamos conscientizando o cidadão para que ele esteja atento”, finalizou o presidente da OAB/AC, Rodrigo Aiache.