Destaque

Jorge Viana chama gestores do Acre de “incompetentes e corruptos”; Donadoni rebate ex-governador

O ex-governador do Acre e atual presidente da Apex, Jorge Viana, divulgou vídeo onde chama gestores do Acre, sem citar nomes, de “incompetentes, preguiçosos e corruptos”.

A reação de Viana veio após o suposto fechamento do serviço de hemodiálise na Fundhacre.

“Como acreano, pai, avô, fico me perguntando até onde o Acre vai ter que ir para que as pessoas acordem da destruição que o nosso estado está vivendo, com esses gestores públicos preguiçosos, incompetentes e corruptos. Eu não posso calar diante dessa barbaridade, me desculpe. Eu vi agora que o governo está fechando o serviço de hemodiálise, de nefrologia. Isso é um absurdo, gente”, disse.

No mesmo vídeo, Viana diz que, quando foi governador, criou o setor de nefrologia e implantou o curso de medicina.

“Quando eu fui governador em 99, assumi o governo, a transfusão de sangue no Acre era de braço para braço. Nós criamos o serviço de nefrologia, de hemodiálise, implantamos a faculdade de medicina, trouxemos a residência médica, o Acre fazia até transplante. Agora o governo está fechando esse serviço”

Chefe da Casa Civil rebate Jorge Viana

Após a divulgação do vídeo, o chefe da Casa Civil, Jonathan Donadoni, rebateu as declarações de Jorge Viana.

Donadoni informou que a Sesacre e a Fundhacre buscaram alternativas para garantir que os pacientes não fossem prejudicados e esclareceu que as pessoas estão sob os cuidados de duas clínicas privadas habilitadas pelo Ministério da Saúde para realizar o serviço e contam com toda a estrutura necessária para atender da melhor forma possível.

“Com todo o respeito ao senhor Jorge Viana, que é rápido para disparar afirmações infundadas e inverídicas, mas o serviço de Hemodiálise (Nefrologia) não está sendo fechado pelo Governo em nosso Estado….muito pelo contrário, o respectivo serviço no governo Gladson Cameli foi ampliado e hoje é assegurado pelo Estado em municípios do interior, como, por exemplo, em Cruzeiro do Sul e em Brasileia…..no tocante ao suposto fechamento do serviço de hemodiálise na cidade de Rio Branco, carece o ex-governador da informação correta….respectivo serviço continua a ser assegurado pelo Estado a todos os usuários do sistema único de saúde, através de duas Clínicas especializadas na prestação do mencionado serviço na capital… Houve, isto sim, visando ao melhor aproveitamento dos recursos públicos, apenas uma redistribuição da demanda, de sorte que nenhum paciente ou usuário será prejudicado ou deixará de ser atendido….portanto, imperioso anotar que o serviço de hemodiálise continuará a ser disponibilizado aos usuários do SUS normalmente, e que o nobre ex-governador, simplesmente, equivocou-se em suas conclusões…
Se houver interesse, convido o ex-governador Jorge, que anda desinformado sobre o assunto, a visitar em nossa capital os locais e clínicas onde o serviço de hemodiálise é assegurado pelo Estado……espaços humanizados e que contam com equipamentos de ponta. (sic).”