Jarude entrega mais de meia tonelada de ração a protetoras de animais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O deputado estadual Emerson Jarude (NOVO), por meio do Projeto Cuidar, realizou nesta quinta-feira (18) a entrega de mais de meia tonelada de ração para protetoras independentes que resgatam e cuidam de animais abandonados ou vítimas de maus tratos.

Ao todo foram 525 quilos de ração para gato e cachorro, fruto de doação feita ao Projeto Cuidar pela ARD Alimentos – Produtos para Animais

Adelícia, que há mais de quatro anos se dedica no resgate e cuidado de animais no bairro Universitário, em Rio Branco, recebeu ração suficiente para alimentar os 12 gatos resgatados que ela mantém em sua casa e ainda os animais na rua que ela costuma alimentar nas redondezas.

“Nesses quatro anos já conseguimos mais de 80 adoções, além de castrações para fêmeas que estão na rua se reproduzindo. Não é fácil, é uma decisão que requer muita dedicação e renúncias. Eu sinto a dor desses animais. Não os que estão aqui hoje, porque são bem cuidados, mas os que estão na rua que sofrem com a fome, com dor e com maus tratos. Eu gasto em média R$ 600 todo mês para alimentação desses animais, fora os remédios, alguma emergência com a saúde deles… e com essa ajuda, vou poder ficar tranquila até o final do ano”.

O Cuidar escolheu seis protetoras para receber as doações. “As protetoras independentes são verdadeiros anjos na vida dos nossos amigos nessa terra. Mas a verdade é que até anjos precisam de ajuda e é muito gratificante poder ajudar de alguma forma. O Projeto Cuidar é uma forma que a gente tem de dar nossa contribuição a essas protetoras que fazem o trabalho que deveria ser feito pelo poder público”, destaca Jarude.

Quem também recebeu doação suficiente para não se preocupar com a alimentação dos mais de 50 animais que abriga foi a Nega, que mantém um abrigo em Capixaba. Há anos ela se dedica a resgatar animais em situação de rua, ela chegou até mesmo a comprar uma chácara onde mantém funcionários para cuidar dos animais quando ela precisa se ausentar.

“Quero dizer que fiquei muito feliz com a criação do Projeto Cuidar, porque infelizmente não tenho muita expectativa de que o poder público faça alguma coisa, e por isso uma iniciativa como essa de vocês é tão importante porque a gente sabe bem a dificuldade que é fazer o trabalho que nós fazemos e aqui pelo menos, tudo que é feito é do meu próprio bolso”, desabafou a protetora.

Responsável pelo projeto, Danielle Castro explicou que o objetivo do Cuidar é ofertar castrações e consultas clínicas para animais de pessoas de baixa renda e os que estão sob responsabilidade de protetoras independentes. “Essa ação de hoje foi possível graças à generosa doação que recebemos e aproveito para, em nome do Aricleiton, agradecer à ARD Alimentos que nos procurou para fazer essa doação que vai ajudar essas protetoras a continuarem fazendo esse trabalho lindo que fazem”.

Sobre o Projeto Cuidar

Lançado oficialmente no dia 15 de março de 2023, o Projeto Cuidar é fruto de emendas parlamentar do deputado estadual Emerson Jarude para a Clínica Veterinária de Ensino Dr. Mário Alves Ribeiro, na Universidade Federal do Acre (Ufac), onde são realizadas as consultas e castrações gratuitas de cães e gatos para a população em vulnerabilidade social, protetores independentes, e instituições de proteção animal na capital.

O público em geral, assim como os protetores independentes e as instituições, deve entrar em contato pelo WhatsApp (68) 99209-2721, a partir daí os interessados vão passar por um processo de triagem, respondendo a um questionário e preenchendo um formulário para saber a real condição. “O público de baixa renda, por exemplo, deve estar cadastrado no CADÚnico ou receber até dois salários mínimos, além de outras comprovações. As instituições de proteção animal devem possuir CNPJ e no caso dos protetores independentes será considerado o número de animais que eles possuem”, explica Danielle.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp